top of page

história de vida de militares perseguidos e anistiados

À esquerda das Forças Armadas brasileiras

À Esquerda das Forças Armadas Brasileiras é mais que uma coleção de livros: é uma ferramenta de resistência ao apagamento histórico e ao revisionismo autoritário. Por meio de narrativas emocionantes e rigorosamente documentadas, a obra ilumina aspectos negligenciados da história brasileira, como a pluralidade ideológica nas Forças Armadas e a luta por justiça e memória.

Com a proximidade de marcos históricos, como os 60 anos do golpe militar de 1964, os 45 anos da Lei de Anistia e os 40 anos das Diretas Já, esta coleção surge como leitura essencial para compreender as lutas e retrocessos da democracia brasileira.

O projeto foi contemplado pelo Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo (ProAc), em 2023, na categoria Literatura Não Ficção.

À Esquerda das Forças Armadas brasileiras: histórias de vida de militares perseguidos e anistiados

colecao cropada.jpg

Baixe grátis o e-book com a coleção inteira!

Adquira a caixa com 5 livros:

capa ebook.jpeg
colecao cropada.jpg

Este repositório de imagens e documentos possibilita novas leituras das narrativas biográficas histórico-literárias da coleção de livros.

Clique no assunto para acessar.

em1.jpg

Coluna Prestes

Arquivo da Esquerda Militar: 
imagens e
documentos históricos

Coluna Prestes (entre 1924-1928). De pé, da esquerda para a direita: José Pinheiro Machado, Atanagildo França, Emídio da Costa Miranda, João Pedro, Paulo Krüger da Cunha Cruz, Ari Salgado Freire, Nelson Machado, Manuel Lima Nascimento, Sadi Vale Machado, André Trifino Correia e Ítalo Landucci. Sentados da esquerda para a direita: Djalma Dutra, Siqueira Campos, Luís Carlos Prestes, Miguel Costa, Juarez Távora, João Alberto e Cordeiro de Farias. 

Muitos militares entrevistados mencionaram Luis Carlos Prestes como referência de líder militar e político no contexto do Movimento Tenentista e da Coluna Prestes no início do século XX. Anthero de Almeida afirmou categoricamente que o Levante Comunista de 1935, do qual ele e José Gutman participaram, se relacionava com os levantes tenentistas da década de 1920. Quando foram presos, estiveram juntos com Prestes e também André Trifino Correia, presente nesta foto. José Correia de Sá citou em sua entrevista um episódio em que foi auxiliado em sua fuga do Brasil por ter sido considerado parente distante de Trifino Correia.

Por outro lado, militares como Juarez Távora, que se posicionaram ao lado de Getulio Vargas e à direita das Forças Armadas foram considerados inimigos, como vemos no caso do Coronel Pedro Alvarez que o confrontou diretamente. Leia mais nos livros 2, 3 e 4 de À esquerda das Forças Armadas brasileiras.

Fontes das imagens: Cordeiro de Farias, Luis Carlos Prestes e outros integrantes da Coluna Prestes | CPDOC - Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil; Ficheiro: Comando da Coluna Prestes.png – Wikipédia, a enciclopédia livre.

Militares da Democracia

Filme e série de
Silvio Tendler
(2014)

 

Arquivo da Esquerda Militar: 
imagens e
documentos históricos

Eles lutaram pela Constituição, pela legalidade e contra o golpe de 1964, mas a sociedade brasileira pouco ou nada sabe a respeito dos oficiais que, até hoje, ainda buscam justiça e reconhecimento na história do país.

 

Militares da Democracia resgata, através de depoimentos e registros de arquivos, as memórias repudiadas, sufocadas e despercebidas dos militares perseguidos, cassados, torturados e mortos, por defenderem a ordem constitucional e uma sociedade livre e democrática.

Dirigido por Silvio Tendler, em 2014, o filme faz parte do Projeto Marcas da Memória da Comissão de Anistia.

No livro 5 de À esquerda das Forças Armadas brasileiras estão os depoimentos do filme e a entrevista com Silvio Tendler - concedida a Andrea Paula Kamensky, José Carlos Meihy, Nicolas Cardoso e Suzana Ribeiro - sobre o início de suas pesquisas sobre a temática há mais de 40 anos, quando iniciou sua carreira como documentarista e seus desdobramentos até a atualidade. Em seguida, está um capítulo tratando da construção de imagens de resistência na produção audiovisual e na história contemporânea, a partir do filme e da série Militares da Democracia e de sua excelente narrativa acerca de seus processos de criação, investigação e documentação.

Veja mais sobre a filmografia de Silvio Tendler e o livro Catálogo Indisciplinado, escrito por José Carlos Sebe Bom Meihy

Catálogo Indisciplinado Silvio Tendler livro.jpg
“Quem passa pela vida sem ter nenhum horizonte definido, nenhum ideal que possa e queira lutar, está sujeito à mediocridade"

General Apolônio de Carvalho, ex-combatente na Guerra Civil Espanhola e na Segunda Guerra Mundial, também lutou contra o regime militar e fundou o Partido dos Trabalhadores ao lado de Luiz Inácio Lula da Silva

bannerok.jpg
  • Logo A_edited

bottom of page