top of page
caixa com livro e logos.jpg

Este repositório de imagens e documentos possibilita novas leituras das narrativas biográficas histórico-literárias da coleção de livros.

Clique no assunto para acessar.

Fontes de pesquisa e de inspiração

Livros: 
testemunhos
histórias de vida
biografias
autobiografias
91YC5SQ10lL.jpg
7c2664157b0f07db935d772430339c5e_edited.jpg
Olga.jpg
capa combate nas trevas.jpeg

Foram muitos os livros com testemunhos, histórias de vida, biografias e autobiografias que serviram de fonte ou inspiraram as pesquisas desenvolvidas para a nossa coleção de livros.

É importante destacar que esse tipo de escrita entre a história e a literatura foi de fundamental importância para as mobilizações populares dos movimentos sociais pelo fim do regime militar desde a década de 1970, com seu auge nos anos de 1980.

Destacamos alguns deles que marcaram nossa formação desde a adolescência e que fizeram nos apaixonarmos por esse gênero biográfico, histórico e literário. Um dos mais importantes livros, Combate nas Trevas - A esquerda brasileira: das ilusões perdidas à luta armada - foi escrito por Jacob Gorender, jornalista comunista, ex-combatente da Força Expedicionária Brasileira (FEB) na Segunda Guerra Mundial, que se tornou um famoso escritor.

Olga, do jornalista Fernando Moraes, foi outra inspiração, ainda mais pela proximidade de alguns de nossos narradores com sua trajetória. A biografia da militante comunista alemã, companheira de Luís Carlos Prestes, presa no Brasil após o Levante de 35 e deportada para a Alemanha nazista no Estado Novo, onde foi assasinada em um campo de concentração, foi um marco da literatura do gênero histórico biográfico que, sem dúvida, contribuiu para o ambiente crítico à ditadura.

Também não podemos deixar de citar os livros de José Carlos Bom Meihy, formadores de gerações apaixonadas pela história oral e pelas histórias de vida: A colônia brasilianista, Canto de morte Kaiowá, A revolução possível e Vozes da Marcha pela Terra, que pudemos participar.

Atualmente, os livros consagrados de Svetlana Aleksiévitch, jornalista bielorrussa e Prêmio Nobel de Literatura - entre os quais As últimas testemunhas e A guerra não tem rosto de mulher - são bons exemplos de como as histórias de pessoas comuns nos ajudam a compreender grandes acontecimentos históricos a partir da vida cotidiana. 

Esses livros e outras referências podem ser encontrados nos Livro 1 e 5, contendo a Bibliografia de À Esquerda das Forças Armadas brasileiras.

A revolução possível capa.jpg
41XpRGvRiML._SX341_BO1,204,203,200_.jpg
Svetlana 2.jpg
Svetlana 1.jpg

F

“Quem passa pela vida sem ter nenhum horizonte definido, nenhum ideal que possa e queira lutar, está sujeito à mediocridade"

General Apolônio de Carvalho, ex-combatente na Guerra Civil Espanhola e na Segunda Guerra Mundial, também lutou contra o regime militar e fundou o Partido dos Trabalhadores ao lado de Luiz Inácio Lula da Silva

Baixe grátis o e-book com a coleção inteira!

Adquira a caixa com 5 livros:

capa ebook.jpeg
  • Logo A_edited

bottom of page