top of page
foto perfil.png

BIO

José Carlos Sebe Bom Meihy

José Carlos Sebe Bom Meihy, nasceu em Guaratinguetá aos 15 de março de 1943, formou-se em Taubaté onde cursou História e Direito. Doutorou-se em História Social pela USP em 1975, ano em que iniciou sua carreira docente concluída como Professor Titular. No Departamento de História da Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas atuou como professor de História Ibérica desenvolvendo pesquisas sobre a montagem do império colonial e mais tarde com trabalhos sobre o envolvimento da América Latina na Guerra Civil Espanhola. A cultura popular sertaneja, a imigração para o interior de São Paulo, o trânsito cultural identitário e as relações de classe em sociedade em transição de polos agrícolas para industriais foram alguns dos assuntos estudados. Dedicou-se também a trabalhos ligados à relação entre História e Literatura, em particular a Monteiro Lobato e a Carolina Maria de Jesus. A atenção voltada à problemática social levou-o a pensar em alternativas abrangentes de estudos contemporâneos enfocando gênero, racismo, tráfico de pessoas e segmentos em situação de risco. Aspectos ligados à memória se impuseram como matéria de pesquisa, assim como as relações entre documentos escritos e oralidade. Atuou como professor/pesquisador visitante em diversas universidades no exterior, como Stanford, Miami e Columbia, nos Estados Unidos; Universidad Nacional de Colombia e Pontificia Unviversidad, em Bogotá; e na Universidade Agostinho Neto, em Angola. Pioneiro nos estudos de história oral no Brasil, foi um dos idealizadores da Associação Brasileira e História Oral (ABHO). Preocupado em inscrever aspectos da oralidade nos estudos em geral, tem se dedicado à história pública e principalmente à história oral aplicada. Tem várias publicações como autor e organizador, entre as quais destacam-se: A colônia brasilianista (Nova Stella, 1991); Manual de história oral (Loyola, 5ª edição); Cinderela Negra: a saga de Carolina Maria de Jesus (EdUFRJ, 1994); Brasil fora de si (Parábola Editorial, 2004); pela Contexto, História oral como fazer, como pensar (2007), Guia prático de história oral (2011); Série Direitos Humanos, Gênero e Diversidade na Escola (2016), Memória e narrativa: história oral aplicada (2020); Silvio Tendler: catálogo indisciplinado (Lacre, 2020) e Conversa de dois Josés: José Mindlin e José Carlos Sebe Bom Meihy (Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2021).

É professor aposentado do Departamento de História da Universidade de São Paulo, onde obteve os títulos de doutor e livre-docente e titular respectivamente em 1975, 1981 e 1992. Atuou como professor/pesquisador visitante em diversas universidades fora do Brasil, como Standford, Miami e Columbia nos Estados Unidos e na África na Universidade Agostinho Neto, em Angola. Pioneiro nos estudos de história oral no Brasil, foi um dos idealizadores da Associação Brasileira e História Oral (ABHO), tendo sido diretor regional Sudeste nos biênios de 1994-1996 e 1996-1998. Foi coordenador do Núcleo de Estudos em História Oral da USP (NEHO-USP), que deu origem a uma rede de pesquisadores espalhados por todo o Brasil. Tem experiência na área de História, com ênfase em História Oral, História Moderna e Contemporânea, atuando principalmente nos seguintes temas: história oral, teoria e metodologia, cultura brasileira, guerra civil espanhola, literatura e movimentos migratórios. Desenvolve pesquisas sobre processos migratórios em geral, com ênfase no tema dos deslocamentos de brasileiros fora do Brasil.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/3780584722303552

e-mail: jcarlosbm@hotmail.com

Quem somos

A Fundação Virtual Professor José Carlos Sebe Bom Meihy é uma iniciativa dos estudantes que conviveram e convivem com este grande oralista, historiador e educador brasileiro para reunir e divulgar o vasto patrimônio histórico, cultural e educativo produzido por ele ao longo do final do século 20 e início do século 21.

Aqui organizamos primeiramente sua bibliografia, com referências de livros, artigos acadêmicos e de divulgação cultural e vídeos publicados, além de matérias jornalísticas que citam suas pesquisas e contribuições para a produção do conhecimento sobre diversos temas, especialmente os da História do Brasil Contemporâneo.

Esperamos que a visão do conjunto do seu legado, que ainda está em franca elaboração, seja inspiradora para todas as pessoas. Sobretudo, que possa entusiasmar estudantes e aquelas que pesquisam e se interessam pela miríade de saberes transdisciplinares que nosso querido professor que, carinhosamente chamamos de Mestre, nos apresentou, no decorrer de décadas de trabalho incansável de analisar e produzir documentos essenciais, especialmente a partir da oralidade de múltiplas vozes de pessoas comuns.

Se você quiser contribuir com esse trabalho, entre em contato!

Coordenação:

Andrea Paula dos Santos Oliveira Kamensky

Profa. Dra. Universidade Federal do ABC - UFABC

andrea.santos@ufabc.edu.br

Suzana Lopes Salgado Ribeiro

Profa. Dra. Universidade de Taubaté

Coordenadora da Fala Escrita

suzana.ribeiro@falaescrita.com.br

Equipe Gestora do Site:

Andrea Paula dos Santos Oliveira Kamensky - concepção e gestão técnica e de conteúdo

​Nicolas Oliveira Cardoso - apoio técnico

(Estudante - História - USP)

Vitor Paulo dos Santos Gross - apoio técnico​

(Estudante de Letras - USP)

 

Apoio: Rede NEHO - Núcleo de Estudos em História Oral

Livros velhos
  • Logo A_edited

bottom of page